Você deve ter visto pessoas falando muito bem do marketing digital e das infinitas possibilidades de trabalhar com isso em casa e ser bem remunerado, estou certa?

Mas você também deve ter visto gurus te empurrando venda de cursos e produtos, e fazendo promessas um tanto suspeitas sobre esse mercado;

Ou talvez seus parentes e amigos tenham ouvido a respeito de esquemas de pirâmide e te disseram para não perder tempo com isso, acertei de novo?

Então sem mais nem menos, vamos acabar com essa dúvida que te atormenta! 

Mas antes, você acha que marketing digital é pirâmide? Deixe sua opinião nos comentários.

O que é marketing digital e como funciona?

O marketing digital é um conjunto de estratégias, usadas para atrair pessoas e transformá-las em clientes fiéis de um negócio.

Trabalhar com marketing digital é, simplesmente, pôr isso em prática, seja para o seu próprio negócio, seja para o negócio de outra pessoa.

Existem diversas áreas no marketing digital, de acordo com as possibilidades de estratégias que um negócio pode usar para atrair clientes, gerar mais vendas e crescer; áreas que mais crescem nesses últimos anos são o Marketing de Conteúdo, Tráfego Pago, Copywriting, Afiliados e SEO.

Então, é preciso entender que “trabalhar com marketing digital” é um termo muito amplo, e que o profissional que faz isso, não necessariamente presta serviços de marketing digital. 

Há profissionais da saúde que trabalham com marketing digital, porque estudaram estratégias e aplicaram em seus próprios negócios, assim como há pessoas que preferem auxiliar outros empreendedores a aplicar essas técnicas em seus negócios, esses profissionais serão denominados de acordo com o tipo de serviço que eles oferecem.

Por exemplo, o profissional que se dedica a estudar anúncios online e oferece fazer anúncios para outros negócios é chamado Gestor de Tráfego, ou seja, é quem ficará responsável por gerir os anúncios da empresa.

Já o profissional que se dedica a estudar técnicas de comunicação é chamado de Copywriter; ele é responsável por escrever textos que gerem emoção e conexão no leitor e estimulem a tomada de ação imediata, seja comprar, seja seguir a página ou comentar sua opinião.

E existem vários outros tipos de profissionais nas mais diversas áreas e funções dentro do marketing digital, assim como existem pessoas que aprendem um pouco de cada para aplicar em seu próprio negócio.

Há quem use esse meio para o mal, enganando pessoas, e há quem use isso para o bem, vendendo algo de qualidade para pessoas que realmente querem e precisam daquele produto ou serviço.

Como funciona o esquema de pirâmide?

Algum tempo atrás a atriz Juliana Paes usou sua influência para alertar as pessoas sobre o esquema de pirâmide, seu vídeo viralizou porque ninguém pensava que uma atriz famosa pudesse cair em um golpe como esse.

Ela recebeu uma sugestão de investimento que prometia grandes rendimentos e um ótimo retorno financeiro, o que a atriz não sabia é que esse “investimento” na verdade não passava de um golpe que a custaria mais de R $500 mil reais. 

O esquema de pirâmide ou pirâmide financeira funciona basicamente como uma remuneração por meio de recrutamento, ou seja, você paga um certo valor para entrar no esquema e, ao conseguir trazer um número determinado de pessoas para o mesmo esquema, você recebe um valor como pagamento, ou melhor, lhe é prometido um alto valor como pagamento.

 As novas pessoas que vão entrando também precisam pagar para entrar e é isso que gera renda para a pirâmide, quanto mais pessoas entram, mais dinheiro entra e quem está no topo vai recebendo primeiro.

Infelizmente esses esquemas só são descobertos quando o mandante foge com o dinheiro e as pessoas participando da pirâmide param de ter notícias sobre os ganhos prometidos e não mais nada; à altura que a polícia vai atrás e prende o mandante, boa parte do dinheiro já foi gasta. 

Qual a relação do marketing com pirâmide?

Minha resposta curta e grossa é: NENHUMA… 

O marketing pode ser usado para promover um esquema de pirâmide, sim, mas eles não são parecidos nem de longe.

Também há quem prometa ensinar marketing digital, mas na verdade ensina os alunos a venderem apenas aquele curso específico, de forma desonesta; essa prática tem sido relacionada, erroneamente, ao mercado de afiliados, que na verdade nada mais é do que você poder vender produtos criados por outras pessoas e, através da sua indicação, receber uma comissão pela venda daquele produto.

O esquema de pirâmide depende do recrutamento de novas pessoas, que pagam para participar, com a promessa de altos retornos financeiros, que nunca chegam.

O dinheiro dos novos recrutados é passado como amostra para quem entrou antes, e assim a pessoa acha que realmente terá algum lucro.

Mas então…trabalhar com marketing digital é seguro?

Trabalhar com marketing digital é seguro?

Você deve ter em mente que todo trabalho tem riscos, não é porque você está trabalhando online que será mais ou menos seguro. Mas, trabalhar para si mesmo é, com certeza, mais seguro do que trabalhar para outra pessoa, afinal, você não pode ser demitido, você dita as regras e os ganhos são seus (bom, seus e da sua empresa, afinal, é um negócio).

É importante ter boas referências de que ferramentas usar e buscar ter conhecimento para executar cada ação da melhor maneira possível e conseguir atingir seus objetivos mais rápido, mas as ferramentas e plataformas usadas no marketing digital são sim confiáveis e seguras, a menos que você use plataformas e ferramentas que ninguém conhece ou sem procurar feedbacks antes de escolher.

Vantagens de trabalhar com Marketing Digital

Imagine que você é o dono de um negócio e quer aumentar suas vendas…

Você passa a distribuir panfletos pela cidade e decide anunciar seus produtos na rádio.

Campanhas assim podem até aumentar suas vendas, mas são como dar um tiro no escuro.

Veja se faz sentido…

Quantas pessoas ouvem a rádio todos os dias? De todas essas pessoas que ouvem a rádio, quantas têm algum interesse pelo que você vende? É algo que não tem como saber. 

Além disso, das pessoas que têm interesse, quantas realmente ouviram seu anúncio? E quantas delas decidiram ir até a sua loja comprar? Como você vai saber o que trouxe mais resultado entre o anúncio na rádio e os panfletos?

São perguntas sem resposta que requerem muito mais tempo e dinheiro no marketing tradicional, enquanto que no marketing digital você pode anunciar exatamente para pessoas que já possuem algum interesse de comprar o que você oferece, podendo gastar até menos de 10 reais por dia para fazer esses anúncios.

O alcance de pessoas é muito maior, você pode ver quantas delas entraram na sua página e compraram, ou quantas entraram mas decidiram não comprar e muito mais possibilidades que só o digital traz.

Como trabalhar com Marketing Digital?

Se você entendeu o que é o marketing digital e decidiu que quer aplicar suas estratégias para fazer seu negócio crescer e prosperar no meio online, continue lendo para saber exatamente como fazer isso.

Lembrando que já temos um post aqui no blog sobre Como Começar a Empreender no Digital, mas aqui iremos focar no marketing digital.

O primeiro passo para começar a trabalhar com marketing digital, seja para o seu negócio, seja para negócios de clientes, é fazer perguntas.

Qual é o seu objetivo?

É gerar mais vendas, atrair mais clientes, vender várias vezes para o mesmo cliente, crescer seu negócio, automatizar seu processo de vendas… 

De uma maneira geral, gerar mais vendas pode estar ligado a atrair mais clientes, mas o mesmo cliente pode comprar várias vezes do mesmo negócio/ por isso é importante realizar uma etapa de cada vez. 

Como está seu negócio agora?

Talvez seu negócio esteja parado, talvez ele ainda esteja começando, de qualquer forma é importante ter clareza de como esse negócio está funcionando agora, ou o que já está sendo feito, antes de aumentar ou criar sua presença online.

Como está o marketing dos seus concorrentes?

Pesquise outros negócios bons da sua área, quem são as referências deste mercado? 

Veja o que eles estão fazendo, eles estão postando conteúdo? Fazendo tráfego pago? Em que plataformas e redes sociais eles estão? E a pergunta mais importante: o que você faria de melhor? 

Observe não apenas o que eles estão fazendo, mas também o que não estão fazendo; vá nos comentários, veja o que os clientes falam de melhor e de pior sobre eles, sobre os produtos ou serviços e tome nota de tudo para que você ressalte o que já é bom, evite cometer os mesmos erros e faça do jeito certo no seu negócio.

Escolha suas plataformas

Instagram, Youtube, Pinterest, Tiktok…são muitas as opções de plataformas e redes sociais que você pode utilizar para o seu negócio. 

É importante estar em mais de uma delas a longo prazo, mas, para começar, aconselho que escolha uma, estude o máximo que puder sobre como ela funciona e como os usuários daquela plataforma se comportam. 

Quando você conseguir criar conteúdo de forma consistente em uma plataforma, faço o mesmo em outra, expandindo sua presença online, para que seus possíveis clientes te vejam em todo lugar, afinal, quanto mais as pessoas te veem, mais se lembram de você.

Produza conteúdos relevantes e de qualidade

É possível ter boas vendas apenas usando tráfego pago? Sim, mas se você quiser que esse número de vendas cresça e continue crescendo, você terá que se voltar ao conteúdo em algum momento, e eu sugiro que não espere muito. 

O comportamento dos compradores hoje não é mais limitado como há 5 anos atrás, em que bastava um anúncio para comprar. As pessoas realmente gostam de conhecer e se relacionar com as marcas e ama sentir que conhecem a empresa de quem estão comprando; por isso o conteúdo é tão importante.

O que são conteúdos relevantes? São aqueles conteúdos que seu público tem prazer em consumir, conteúdos que ajudam o leitor de alguma forma. 

Do mesmo jeito que seu produto ou serviço resolve um problema de quem está comprando, seu conteúdo resolve micro-problemas de quem está lendo.

Imagine que você tem uma loja de semi-jóias…um conteúdo relevante seria “Como evitar que sua semijóia oxide”, mas porque este seria um bom conteúdo? Pois o público que quer comprar semijóias tem essa reclamação ou desconfiança, e seu conteúdo serve para resolver esses problemas.

Uma ótima dica para te guiar na produção de conteúdos relevantes é pesquisar os problemas que sua audiência enfrenta, perguntas frequentes que ela faz, mentiras que ela escuta por aí e os desejos ou sonhos que ela tem, e que seu produto ajuda a alcançar.

Aprenda com quem já teve resultados

Diversas pessoas estão conseguindo criar e escalar seus negócios online, veja o que elas fazem, que estratégias usam, qual estratégia se encaixa na sua realidade e no que você pode fazer.

O que não falta na internet são cursos que ensinam estratégias de marketing digital, você só precisa escolher bem qual é melhor para o seu negócio. 

Eu pessoalmente já fiz diversos cursos para me aprofundar nas diversas áreas do marketing digital e poderia te indicar um monte, mas te todos que eu fiz, o que achei mais completo para quem está começando é o Fórmula Negócio Online.

Ele aborda detalhadamente cada estratégia em cada plataforma, e te ajuda a construir a que melhor funciona para você, em vez de te ensinar apenas uma estratégia que talvez não seja a melhor opção para o seu negócio, e é por isso que ele é o meu treinamento preferido de marketing digital.

Não se preocupe! Se você escolher participar desse treinamento pelo link que está aqui no site e no meu perfil, eu estarei lá para te ajudar, tirar qualquer dúvida que você tiver e ainda te ensinar tudo que eu aprendi em cursos específicos para cada área do marketing digital.

E se você tiver alguma dúvida sobre o treinamento, marketing digital e empreendedorismo, pode me perguntar diretamente aqui nos comentários, na página de contato ou pelo direct no instagram.

Pode demorar um pouco, mas tento responder todo mundo em até 24 horas!